Pastoral do Dízimo

O que é a pastoral:

É a equipe que na paróquia cuida dos assuntos relativos ao dízimo, como evangelização e testemunho; recebimento dos valores, conferência e lançamento em relatório; encaminhamento ao Conselho Econômico Paroquial; inscrição dos dizimistas e manutenção do cadastro.

Objetivo:

Consolidar definitivamente o dízimo como fonte de recursos, conforme Malaquias 3,10, para que a paróquia possa exercer o seu trabalho nas dimensões religiosa, social e missionária. Para isto procura.

Conscientizar a comunidade paroquial quanto ao dízimo, alicerçando a sua filosofia e a sua ação nos preceitos e ensinamentos bíblicos, encontrados no Antigo e no Novo Testamento.

Motivar toda a comunidade paroquial a cumprir o quinto mandamento da Igreja, vivenciando II Coríntios 9,7-8, e vendo no dízimo o compromisso e o privilégio de devolver mais que de pagar, e a observância do preceito bíblico mais que o costume.

Colaborar com a Catequese para o fortalecimento do "dízimo júnior", para cedo despertar no catequizando a consciência do dízimo.

Trabalhar com os grupos de adolescentes e jovens, para levá-los à conscientização e fidelidade como dizimistas.

Expandir o número de dizimistas conscientes e fiéis.

Trabalhar em harmonia e cooperação com as demais equipes da paróquia.

Demonstrar por palavras e procedimentos a seriedade e a transparência do seu trabalho.

Como se trabalha:

Plantões nas missas dos sábados e em todas as missas dos domingos.
Missa mensal do dízimo (não apenas missa do "dizimista"), no terceiro domingo. Missa mensal de ação de graças pelos dizimistas aniversariantes.

Comemoração de eventos importantes: Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e outros; distribuição de cartões e lembranças nesses eventos.

Envio de cartões de felicitações nos aniversários natalícios.
Visitas periódicas a instituições e famílias assistidas pela pastoral, para conhecer e acompanhar as suas necessidades.

Palestras para outras equipes dentro da paróquia e, eventualmente, fora dela.

Número de reuniões:

Conforme as necessidades

Fortalecimento do espírito de equipe; Oração, meditação e estudo dos textos bíblicos; Acompanhamento dos assuntos relativos ao dízimo; Cuidadosa preparação dos trabalhos, em especial da missa do dízimo e da participação em eventos especiais; atribuição de tarefas e encargos.

Necessidades da pastoral:

Em primeiríssimo lugar, a pastoral necessita que os seus integrantes tenham espírito de equipe, e estejam disponíveis para, e dispostos a:

Participar de todas as atividades e reuniões; Compartilhar as tarefas e os encargos; Estudar assuntos relativos ao dízimo, e aprofundar-se no conhecimento bíblico;
Necessita, também, de abertura de espaço pelos demais grupos da paróquia, assim como da sua decidida cooperação, para que os seus objetivos possam ser plenamente alcançados.

Coordenadora: Sidinê Silva Ventura

Telefone: 3434-5456 / 9512-0804

"Faça a experiência do Dízimo e verás que nada lhe faltará!

O Dízimo brilha na alma daquele que sabe partilhar com o próximo o pouco ou o muito

Reflexão Sobre o dízimista

Senhor:

Que seja um agradecimento e reconhecimento de sua imensa bondade para conosco, um ato de amor e partilha.

Por isso ajudai-nos a oferecê-lo com liberdade e obediência, que seja uma oração agradável a ti Senhor, e diante deste mistério da partilha possamos buscar a perseverança, realizando as obras de seu reino, abençoai e protegei todos os fiéis, em especial aos dízimistas para que, sejamos sempre sinais e instrumento da fè, do amor, da unidade e da partilha hoje e sempre.

Através do dízimo a igreja pode arcar com as suas despesas, tais como: Ornamentação, pagamento de funcionários, água, luz, material de higiene, limpeza, telefone e toda a manutenção da Paróquia.