PASTORAL DA CRIANÇA


A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional e internacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber. O Objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção até os seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas e que fortaleçam a integração entre as famílias e a comunidade. 


Organismo de Ação Social da CNBB:


A Pastoral da Criança é ecumênica, ou seja, aberta a pessoas de todas as religiões.Também não faz distinção de raça, cor, sexo, opção política ou nacionalidade.A principal característica da Pastoral da Criança é a solidariedade, formada por voluntários, que atuam em nível comunitário, e que dão sustentação à instituição. O voluntário da Pastoral da Criança realiza mais do que um trabalho junto às famílias que acompanha: ele tem uma missão de Fé e Vida, de fraternidade cristã, de amor e de co-responsabilidade social.


Quando Tudo Começou:


Em 1982, em uma reunião da ONU, sobre a paz mundial, na Suíça, James Grant, na época diretor executivo do UNICEF, sugeriu ao Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns a criação de um projeto de Igreja para combater as altas taxas de mortalidade infantil no Brasil, provocadas principalmente pela diarréia. Em seu retorno, Dom Paulo procurou sua irmã, a Dra. Zilda Arns Neumann,, e propôs-lhe que desenvolvesse o projeto. A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, indicou seu atual presidente, Dom Geraldo Majella Agnelo, na época Arcebispo de Londrina, para acompanhar a Dra. Zilda Arns no desenvolvimento do trabalho.
Em 1983, foi criada a Pastoral da Criança, como um projeto piloto implantado na Paróquia de São João Batista, município de Florestópolis, Arquidiocese de Londrina, norte do Paraná.
Neste pequeno município, onde 74% do trabalho era realizado por lavradores bóias-frias, morriam 127 crianças para cada mil nascidas vivas.Após um ano de atividades, o trabalho de amor e dedicação dos líderes comunitários fez esse índice cair para 28 mortes para cada mil crianças nascidas vivas.
Em 1984, a Dra. Zilda Arns Neumann foi convidada a apresentar o trabalho aos Bispos do Brasil, em Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, estado de São Paulo. Com este apoio, a Pastoral da Criança cresceu, e há dez anos está em todos os cantos do país.

       Coordenador: João Teodoro

Telefone: 3333-6088

 

Convite

 

"A Pastoral da Criança convida voluntários para o trabalho de líder comunitário em nossa comunidade.
    Seja você, jovem ou adulto, mais um líder em nossa pastoral.
    Para maiores informações procurar a secretaria da Paróquia ou a coordenadoria da pastoral."



                                                            

 

 © Copyright 2009 - Paróquia São José Operário - Av. Buritís Qd. 603 Lt. 23 - Recanto das Emas-DF - Telefone: (61) 3404-1579 
    Todos os direitos reservado

 

  Site Map