Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática, como diz a própria palavra,  é reviver a experiência de Pentecostes, isto é,  renovar na igreja de hoje o clima ardente das origens da experiência carismática da igreja apostólica que não era somente depositária de verdades reveladas.

O Espírito Santo suscitou a Renovação Carismática Católica (RCC)  na igreja para provocar e fazer acontecer uma graça profunda e forte de renovação na vida dos cristãos. A renovação católica carismática surgiu nos Estados Unidos através de jovens estudantes que se colocaram a disposição do Espírito Santo.

Missão:

A missão da renovação carismática é fazer acontecer hoje nos cristãos aquela benção transformadora que ocorreu com os apóstolos e discípulos do Senhor Jesus no dia de pentecostes ( At 2, 1-13 ).

A grande fundamentação teológica da renovação espiritual carismática está, pois,  no mistério trinitário e  particularmente no conhecimento progressivo da pessoa do Espírito Santo e em sua ação insubstituível e ininterrupta na igreja e em cada um de nós.

Na Renovação Carismática, porém, a pessoa do Espírito Santo deve ocupar o primeiro lugar e não os dons ou carismas que ele outorga à Igreja. Alguns pensam que esta renovação é do Pai e a de Jesus. O Espírito Santo muito ao contrário é quem dá o testemunho de Jesus e quem o capacita a ser testemunha de sua ressurreição. A força da Renovação Carismática, porém está em crer no pentecostes constante que o Espírito Santo realiza na igreja, e em meio dos problemas das desilusões das conclusões e retornos de nossa época,  a igreja permanece fiel ao ministério de seu nascimento.

Importância:

A Renovação Carismática Católica tem sido para a igreja nestes últimos decênios uma verdadeira benção de Deus. Sua contribuição para a espiritualidade seja para os cristãos leigos  ou não, nos traz os testemunhos mais variados e comoventes. Vários sacerdotes em seus depoimentos declaram terem recebido um novo ânimo para o exercício ministerial e estão vivendo os apelos de Deus de forma mais profunda e fiel. Vivemos na igreja de hoje um novo dinamismo de vida cristã. Redescobriu-se o sentido do louvor à importância da oração da palavra de Deus da vida dos sacramentos especialmente a eucaristia e a penitência.

A renovação carismática vai nos mostrando cada vez com mais clareza a ação do divino Espírito Santo na igreja. Uma das grandes contribuições doutrinais e pastorais têm sido o aprofundamento na pessoa e ação deste santo espírito, alma da igreja e seu constante santificador. É ele quem a rejuvenesce com a força do evangelho, renova-a incessantemente e a conduz a uma união consumada com a esposa. Por isso que a igreja pode renovar-se constantemente, mas só sob a ação e a graça do Espírito Santo.

O mais importante é que sob a ação unitiva do divino espírito estão estreitando sua amizade com Jesus na oração e na vida e estão ansiosos por permanecer em seu amor. (Jo15, 9). Quem conhece os atos do Espírito Santo nos apóstolos e na igreja primitiva pode compreender melhor o que ele está realizando atualmente na igreja e no mundo e assim se dá conta de que estamos vivendo o novo pentecostes que o Papa João XXIII pediu.

Papel de destaque:

O papel de destaque da renovação carismática na igreja é o despertar dos carismas. É através do Espírito Santo que o Cristo glorificado unifica o povo em busca de Deus,  o purifica,  o enche de vida e o conduz a verdade apesar dos pecados e das fraquezas do povo. O Espírito Santo constitui assim, os primeiros frutos (Rm 8,23) e a primeira instalação da igreja ( II Cor 1, 22-55 ) neste mundo. Daí se conclui que o Espírito Santo não é concedido apenas a pastores, mas a cada cristão. Não sabeis que sois o templo de Deus e que o espírito santo habita dentro de nos? (ICor 3,16 ).

O Espírito Santo se manifesta na igreja através da abundância e da riqueza de seus dons espirituais ou carismas. Certamente, no tempo de São Paulo, foram propagados na igreja carismas extraordinários e admiráveis tais como carismas de curas. Não devemos, contudo pensar que os carismas do Espírito consistem, exclusivamente ou mesmo principalmente nesses fenômenos que são mais extraordinários e maravilhosos, mas o Espírito sopra onde quer e como quer dentro da igreja.



     
Coordenadora: Eliene de Oliveira Silva


Telefone: 9264-6031




                                                 
                                                           

 

 © Copyright 2009 - Paróquia São José Operário - Av. Buritís Qd. 603 Lt. 23 - Recanto das Emas-DF - Telefone: (61) 3404-1579 
    Todos os direitos reservado

 

  Site Map