Grupo Jovem – Pastoral da Juventude

 

 

“É a juventude evangelizando outros jovens em comunhão com toda a Igreja”.

 

O grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens.

Por que participar de um grupo de jovens?

Quando falamos em Grupo de Jovens, primeiramente precisamos saber para que serve. Depois, quem participa o que se conversa, o que se discute e o que se faz. 

           Muitos jovens estão com vontade de fazer alguma coisa, ajudar a quem precisa e dispostos a lutar por um ideal, mas não sabem onde buscar. Estão perdidos, sem rumo, iludidos com a internet, shoppings centers e o consumismo. É aí que entra a necessidade de um grupo de novas amizades com interesses em comum para somar experiências, criar solidariedade, estudar valores de vida, fortalecer virtudes, renovar a fé, desenvolver momentos de reflexão e oração, reunidos num espaço acolhedor, dentro de uma comunidade, onde cada ação é decidida com a participação de todos. Tudo deve caminhar junto... 

            Um grupo de jovens é um grupo de crescimento, um grupo que se constrói respeitando as diferenças de cada um, defendendo diferentes pontos de vista, contando histórias, caminhando num ambiente de entusiasmo e compromisso com o próximo, com ele mesmo e com Deus. A própria leitura dos textos bíblicos nos traz para uma realidade atual, comparando as atitudes de Jesus diante de situações semelhantes, vividas pelo jovem... 

            Lembrando uma belíssima passagem da Bíblia (Lucas 24, 13-35),quando Jesus encontrou dois jovens discípulos de Emaús que seguiam tristes e decepcionados, achando que tudo tinha chegado ao fim... Cristo, já ressuscitado, começou a caminhar ao lado deles, mas ambos não o reconheceram. Então Jesus lhes disse: - “Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!...” E, continuando a caminhar, passou a lhes explicar todas as Escrituras Sagradas que falavam dele. Ao anoitecer, quando chegaram ao lugar para onde iam, Jesus se despediu e, sem saber que seria o único capaz de acabar com toda aquela tristeza, convidaram Jesus a entrar. Ele, então, aceitou o convite e, sentando-se à mesa para jantar, pegou o pão, deu graças a Deus, partiu e deu a eles... Nesse momento, os dois abriram os olhos e reconheceram Jesus, mas ele imediatamente desapareceu... Só então, eles se deram conta e lembraram o quanto ardia os seus corações dentro do peito, enquanto Jesus caminhava com eles e conversava sobre as Escrituras ... Com euforia, eles saíram, anunciando aos outros sua alegria, ao reconhecerem Jesus quando ele partiu o pão..

            Assim também é a nossa vida... Cristo caminha ao nosso lado, em nosso dia a dia e não temos a capacidade de sentir a sua presença... Caminhamos uma vida inteira olhando as pessoas ao nosso lado, sem reconhecermos os seus valores, as suas virtudes. 

            O jovem, através da sua oração espontânea, do seu jeito de falar com Deus, de pedir ajuda, de mostrar alegria, tristeza, desejos ou sonhos... Não importa... O que importa é que ele saiba buscar um caminho, acreditando que Deus lhe escuta e lhe acolhe a qualquer momento da sua vida. Precisamos entender a oração do jovem e respeitar o que se passa em seus corações, por isso, a nossa tarefa é sensibilizá-lo e mobilizar sua atenção para os desafios de um futuro mais humano, mais fraterno e solidário. Esse é o caminho... Essa é a nossa missão...

 

Coordenador: Caio Augusto V dos Santos

 Telefone: 3434-1306

 

 © Copyright 2009 - Paróquia São José Operário - Av. Buritís Qd. 603 Lt. 23 - Recanto das Emas-DF - Telefone: (61) 3404-1579 
    Todos os direitos reservado

 

  Site Map