Pastoral da Catequese

O que e a pastoral
Sendo a catequese um momento ou um aspecto da evangelização, o seu conteúdo não poderia ser outro senão o da mesma evangelização: a mensagem ouvida e acolhida com o coração, na catequese profunda e aprofundada em seguida vivida no cotidiano.

Objetivo
A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciar na plenitude da vida cristã.
Trata-se de fazer crescer o germe da fé semeado pelo Espírito Santo, com o primeiro anúncio do Evangelho, e transmitido eficazmente pelo Batismo. Catequizar é fazer com que alguém se ponha não apenas em contato, mas em comunhão e intimidade com Jesus Cristo.

Como se Trabalha
A catequese é dividida em etapas
Com
as catequistas fazemos reuniões semanais, cursos e momentos de oração.

Número de reuniões
Temos dois encontros semanais, sendo um deles na missa aos domingos. O outro é realizado nas salas de reunião da paróquia com a duração de 1h.

Necessidades da pastoral
O maior desafio é a conscientização dos pais e participação na ação catequética dos filhos.
Sendo nossas catequistas, na sua maioria, são donas-de-casa ou pessoas que trabalham fora, o tempo é escasso para trabalhar com os pais das crianças da catequese, pois só assim, os resultados seriam melhores e teríamos uma catequese completa.

Coordenador:  José Reginaldo da Silva