Utensilios Litúrgico

Objetos destinados às celebrações litúrgicas

Os objetos litúrgicos são de grande importância, porque são através delas que o coroinha utiliza em um ato litúrgico, por isto exige responsabilidade e acima de tudo cuidado e postura.

Objetos litúrgicos: não são apenas coisas concretas, são sinais, por isso transmitem mensagem, não só pela presença deles, mas pelo modo como são utilizados. A beleza da patena, do cálice e âmbulas, o formato e o acabamento das velas, as flores naturais e sua conservação, tudo isso deve concorrer para uma proveitosa celebração do memorial da páscoa de Cristo.

Aqui estão os utensílios litúrgicos: (existem momentos certos para utilizá-los, por isto é importante a atenção, principalmente do coroinha
  •    Âmbula, cibório ou píxide: Recipiente para a conservação e distribuição das hóstias aos fiéis.

•  Aspersório: Instrumento com que se joga água benta sobre o povo ou objetos

•   Caldeirinha: vasilha onde se coloca água benta para aspersão do povo.

Cal.1

•    Cálice: recipiente no qual se consagra o vinho durante a missa.

• Castiçal: Utensílio que serve de suporte para uma vela.

casticais

• Corporal: tecido em forma quadrangular sobre o qual se depõem o cálice com vinho e a patena com a hóstia.

• Hóstia: pedaço de pão não fermentado, usado para a celebração eucarística, para a comunhão do padre.

particula

• Manustérgio: toalha com que o sacerdote enxuga as mãos, após lavá-las durante a missa.

• Pala: cartão quadrado, revestido de pano, para cobrir a patena e o cálice

Utens.1

• Patena: pequeno prato, geralmente de metal, para conter a hóstia durante a celebração da missa.

• Partícula: pequeno pedaço de pão sem fermento, em geral de forma circular, que o padre consagra para a comunhão dos fiéis.

particulamenor

• Sanguinho ou purificatório: tecido retangular com o qual o sacerdote, depois da comunhão, seca o cálice e, se for preciso, a boca e os dedos.

• Teca: pequeno estojo, geralmente de metal, em que se leva a eucaristia aos enfermos. É usada também na celebração eucarística para conter as partículas.

teca

• Círio Pascal: vela grande que é benzida e solenemente introduzida na igreja no inicio da vigília pascal; em seguida é colocada ao lado da mesa da palavra ou ao lado do altar. O círio permanece aceso durante as ações litúrgicas do tempo pascal (até a festa de pentecostes). Na nossa comunidade e em muitos lugares costuma-se colocar o círio, fora do tempo pascal, junto a fonte batismal, acendendo-o em cada celebração batismal. O círio pascal aceso simboliza o Cristo ressuscitado.

• Luneta: peça circular do ostensório onde se coloca a hóstia consagrada para a exposição do Santíssimo.

• Naveta: pequeno vaso onde se transporta o incenso nas ações litúrgicas.

• Ostensório: objeto no qual se mostra aos fiéis a hóstia consagrada na solene exposição do Santíssimo.

Ostensorio

•   Turíbulo: vaso utilizado para as incensações durante a celebração

Galhetas

• Incenso: resina aromática extraída de várias plantas, para se colocar sobre brasas nas celebrações.