José Mujica: veja a repercussão mundial da morte do ex-presidente do Uruguai
13/05/2025
(Foto: Reprodução) Líderes da América Latina e de outras regiões prestam homenagens a José Mujica, morto nesta terça-feira (13). O ex-presidente do Uruguai enfrentava um câncer de esôfago já em estado terminal e optou por seguir seus últimos dias sob cuidados paliativos. José Pepe Mujica
Pablo La Rosa/Reuters
Líderes mundiais lamentam a morte do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, nesta terça-feira (13). O ex-presidente do Uruguai tinha um tumor no esôfago desde 2024 e já se encontrava sob cuidados paliativos.
O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, foi um dos primeiros a se manifestar sobre a morte de Mujica, que apadrinhou a candidatura de Orsí na última eleição nacional, em 2024:
"Com profundo pesar, comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e por seu profundo amor pelo seu povo", disse o presidente do Uruguai no X.
Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
Clandestinidade, simplicidade e presidência do Uruguai: conheça a trajetória de José 'Pepe' Mujica
Outras lideranças políticas do país platino também lamentam a morte do líder político. O ex-presidente Luis Lacalle Pou, que fez divergência ideológica à Mujica, prestou condolências ao povo uruguaio e relembrou a ocasião em que viajou com o adversário político a Brasília para a posse de Lula:
"Diante da morte do ex-presidente José Mujica, expresso meu respeito e minhas saudações ao seu partido, ao seu povo e à sua companheira de vida. Sinto vontade de destacar o que houve de bom e as afinidades. Fico, entre outras, com a imagem da ida ao Brasil para a posse de Lula."
O partido de Pepe Mujica, Frente Amplio, retrata o ex-presidente como "uma forma de entender o mundo" e não apenas um líder político:
"Pepe não foi apenas um líder. Foi uma forma de entender o mundo. Ficam conosco sua voz, seu exemplo, sua teimosa esperança. Até sempre, companheiro."
Brasil
O ministro Fernando Haddad aponta o "humanismo radical" como o grande legado do ex-presidente uruguaio:
"Mujica aliou a coragem à doçura, a luta à compaixão. Deixa um legado de esperança, um convite a um humanismo radical. Meus sentimentos ao planeta Terra."
Haddad lamenta morte de Mujica
Reprodução
Em nota, o Itamaraty chamou o ex-presidente uruguaio de "grande amigo do Brasil", e saudou o legado do líder latino-americano.
"Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época".
Espanha
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, disse que Mujica acreditou, militou e viveu por um mundo melhor:
"Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, militou e viveu. A política ganha sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu carinho mais profundo para sua família e para o Uruguai. Eterno, Mujica."
'O melhor líder é aquele que, quando desaparece, deixa um legado', disse Mujica
Colômbia
O presidente da Colômbia Gustavo Petro lamentou a morte do aliado, lembrando dos desejos de maior integração entre a América do Sul empunhados pelo ex-presidente do Uruguai:
"Morreu Pepe Mujica, o grande revolucionário, o presidente do Uruguai. Adeus, amigo. Quem sabe a América Latina, um dia, tenha um hino; quem sabe a América do Sul se chame, algum dia: Amazônia. Hoje acredito firmemente que o projeto de integração da América Latina passa por construir, como a União Europeia, uma União Grancolombiana, que, no coração da América Latina e do Caribe, dê o passo decisivo rumo à integração."
Petro lamenta morte de Mujica
g1
Bolívia
Em sua mensagem, o ex-presidente da Bolívia Evo Morales disse que Mujica era um "fervoroso defensor da Pátria Grande" e que "toda a América Latina está de luto":
"Dói-nos profundamente a partida de meu irmão Pepe Mujica. Lembro sempre de seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele foi um fervoroso defensor da integração e da Pátria Grande. Ficam seus ensinamentos e seu grande exemplo. Envio um abraço à sua família, às companheiras e companheiros de militância e ao povo uruguaio. Toda a América Latina está de luto."
México
A presidente mexicana Claudia Scheinbaum diz que a sabedoria de Mujica foi exemplo para América e para todo o mundo:
"Lamentamos profundamente o falecimento de nosso querido Pepe Mujica, exemplo para a América Latina e para o mundo inteiro pela sabedoria, pensamento e simplicidade que o caracterizaram. Expressamos nossa tristeza e condolências aos familiares, amigos e ao povo do Uruguai
Presidente do México lamenta morte de Mujica
Reprodução