Paulo Câmara deixa presidência do Banco do Nordeste após mais de dois anos no cargo
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Paulo Câmara deixa presidência do Banco do Nordeste
O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara (sem partido), deixou o comando da estatal. Economista, ele foi governador de Pernambuco por dois mandatos e é servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O político estava no cargo desde 2023, quando foi nomeado pelo presidente Lula (PT).
Conforme a Lei das Estatais, o mandato para os membros do Conselho de Administração não deve superior a dois anos, com até três reconduções consecutivas. A saída foi comunicada na segunda-feira (20), em reunião do Conselho de Administração do banco, e oficializada na terça-feira (21).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Paulo Câmara foi nomeado presidente do BNB em março de 2023. No lugar dele, assume a presidência o economista Wanger Antônio de Alencar Rocha, que é diretor Financeiro e de Crédito do banco.
Ele foi eleito pelo Conselho de Administração e vai acumular as duas funções, exercendo a presidência de forma interina.
Nas redes sociais, Paulo Câmara desejou sucesso ao novo presidente do BNB e, aos funcionários do banco, disse que foi uma honra servir ao lado dos senhores e das senhoras".
Ele também agradeceu ao presidente Lula pela confiança e disse que estará "sempre à disposição de seu governo" e disse que, durante o tempo em que passou na presidência do BNB, cumpriu à risca a determinação do presidente Lula de fazer o banco crescer.
"Aumentamos o percentual de financiamentos para micro e pequenos empreendedores de 51% para 62% do total. Ampliamos os investimentos em cultura, patrocínios e nas contrapartidas sociais. Realizamos concurso público, fortalecemos as capacitações, melhoramos a infraestrutura e expandimos nossa rede de atendimento. O lucro atingiu o maior patamar da história e a PLR também", disse.
Paulo Câmara deixa presidência do Banco do Nordeste
BNB/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias